Quem Somos

O Ilê Axé Omin Agbara Oluayê é uma comunidade tradicional de terreiro que existe há cinco anos no bairro de Prados Verdes, zona rural do município de Nova Iguaçu, região metropolitana do Rio. Somos uma comunidade em construção, que enfrenta os múltiplos desafios de colocar de pé uma casa de axé através da ação coletiva de muitos pés, mãos e cabeças. 

Dirigido pela Iyalorixá Flávia Regina de Jagun e composto em sua maioria por mulheres e pessoas negras, o terreiro é oriundo da matriz religiosa ketu-nagô, tendo como missão a preservação dos valores e práticas culturais, sociais e religiosas de matrizes africanas.

Desde sua fundação, nossa comunidade tem apostado no desenvolvimento de ações sociais e culturais, a fim de impactar positivamente o território onde nos encontramos, garantindo que o terreiro possa ser reconhecido como espaço de acolhimento e cuidado.

Somos unidos pelo poder de uma religião de base matriarcal, e pelo desejo de empoderar nossa comunidade para agir politicamente no mundo.

Neste site, você conhece um pouco da nossa trajetória e se informa sobre nossos projetos e ações sociais.

A benção, Iyá!

Flávia Regina da Cruz Vieira é Iyalorixá, professora e historiadora.

Iniciou sua trajetória religiosa com a saudosa Iyá Regina Lucia de Oxaguiã, no Ilê Axé Azauane, em Marechal Hermes, onde permaneceu 17 anos. Deu continuidade aos seus ciclos obrigacionais com Iyá Marlise de Oxum, no Ilê Axé Ìyálóde Ọ̀ṣún Kare Ade Omi Aro.

Historiadora formada pela UFRJ e Mestre em Ciências Sociais na UERJ, é professora do Ensino Médio. Ativista pela defesa dos povos de matriz africana e pelo fortalecimento da cultura afrobrasileira, desenvolve projetos com mulheres, crianças e jovens, voltados para a promoção de seus direitos e para o combate às múltiplas formas do racismo, inclusive o religioso.